Jejum intermitente → O Que é? Dietas, cardápio e como fazer

1431
Jejum Intermitente

Há diversas técnicas e métodos que são disponibilizados para pessoas que desejam emagrecer e ganham destaque nas mídias conforme os resultados que são obtidos de pessoas que engajam-se com estilos de vida diferenciados e que proporcionam o retorno às expectativas criadas.

O jejum intermitente está tornando-se cada vez mais popular dentre as pessoas que desejam perder alguns quilos, além daqueles que desejam manter uma vida saudável, com todos os nutrientes necessários ao corpo e organismo, separando as refeições durante o dia a fim de acumular nutrientes para absorção corpórea da melhor forma, além da redução de gordura e aumento de massa muscular.

O intuito do jejum intermitente é alternar períodos sem qualquer tipo de alimento, ficando literalmente em jejum, com as refeições diárias, normalmente com um grande espaçamento no dia no qual não há a possibilidade de ingerir nada, sendo uma estratégia ficar sem alimentar-se por 16 até 24 horas, de acordo com o cardápio escolhido, normalmente realizando este espaçamento duas vezes na semana.

Com o jejum, é possível notar alteração em hormônios e células de gordura, utilizando-as como fonte de energia, aumentando os hormônios de crescimento para obtenção de massa muscular e reduzindo os níveis de insulina, agindo consequentemente na estabilidade dos níveis de glicose.

Dietas do jejum intermitente

Como citado, os métodos mais utilizados para jejum intermitente são os que abdicam de alimentos por 16 ou 24 horas, porém há diversas formas de praticar este estilo de vida.

O primeiro método para fazer jejum intermitente é o 16/8, este que estabelece um jejum de 14 até 16 horas todos os dias, conhecido também como protocolo Leangains. Normalmente é executado após a última refeição do dia, permanecendo em jejum durante o sono e pulando o café da manhã.

O protocolo 5:2 estipula que durante cinco dias da semana, deve-se alimentar normalmente, enquanto nos outros dois diminui-se as calorias diárias, normalmente variando de 500 a 600 calorias, podendo dividi-las entre as duas principais refeições, por exemplo.

O jejum em dias alternados também é bastante comum, normalmente com restrição de calorias, chegando à 500 calorias diárias, nos dias de jejum, sendo um dos mais difíceis a serem seguidos, porém que oferece resultados rápidos.

Abdicar de uma refeição do dia também é um dos métodos utilizados no jejum intermitente, normalmente pulando o café da manhã ou o jantar, sendo uma alternativa para as pessoas que estão iniciando a dieta.

Cardápio do jejum intermitente

Não há um cardápio muito rígido do jejum intermitente, sendo o intuito deste estilo de vida manter o tempo e dias de jejum, preferencialmente alimentando-se com pratos menos calóricos, que não apresentem gorduras e sejam baixos em calorias, além de evitar açúcares (tanto bebidas, quanto comidas).

Como fazer jejum intermitente

Para fazer o jejum intermitente deve-se escolher dentre as dietas citadas acima e optar somente por alimentos saudáveis, mesmo nos dias ou horários que é possível alimentar-se sem uma restrição calórica.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, media: 5,00 de 5)
Loading...