Dieta Pos Cirurgia Bariatrica → Liquida ou Pastosa? [RECEITAS]

5295

A cirurgia bariátrica é uma necessidade para pessoas com obesidade mórbida e que já tentaram de tudo para emagrecer, sem sucesso, e estão sofrendo as consequências que o sobrepeso traz para suas vidas.

Já outras pessoas, que não sofrem com esse problema, decidem se submeter a essa dieta para acelerar a perda de peso. O que elas desconhecem, no entanto, é que a dieta bariátrica é muito rígida, restritiva e difícil de ser feita.

Está curioso para entender como funciona essa dieta e verificar se ela é realmente para você? Então, continue lendo. Reunimos aqui tudo o que você precisa avaliar antes de decidir se fará mesmo a dieta pós-bariátrica.

O que é a dieta pós-bariátrica

A cirurgia bariátrica reduz o espaço do estômago onde a comida será armazenada, tornando a alimentação mais difícil. Então, quem decide fazer a dieta pós-bariátrica, mesmo que não tenha se submetido a essa cirurgia, precisa se acostumar com a ingestão de alimentos líquidos durante cerca de 45 dias.

Como funciona a dieta pós-bariátrica

Nos primeiros quinze dias é permitido apenas ingerir líquidos e alimentos pastosos. Nesse período, a alimentação é feita em pequenas porções de 100 a 150 ml ao longo do dia, totalizando oito refeições, com um intervalo de duas horas entre cada uma delas.

Nessa fase estão liberados a água de coco, bebidas de soja, sucos de frutas e de legumes naturais, chás, caldos de carne, frango ou peixe. Ao longo do dia é preciso beber bastante água, em pequenas quantidades.

Dieta Pastosa

Depois de 20 dias, a alimentação na dieta pastosa incluirá pastas, como minguais, cremes de legumes, purês de legumes ou de frutas ou vitaminas batidas com sucos de soja ou água. Durante as refeições é importante comer muito devagar, para não sobrecarregar o estômago e aumentar a sensação de saciedade.

Alimentos sólidos

Depois de 45 dias os alimentos sólidos estão liberados. Aqui é importante escolher os mais nutritivos, como legumes, verduras, frutas, sementes e grãos. Para não consumir grandes quantidades, o truque é colocar a comida em pratos de sobremesa.

Na hora de montar o prato, escolha os alimentos que compõem a pirâmide alimentar, ou seja, incluindo carboidratos, nutrientes e vitaminas. É recomendável fazer seis refeições por dia, sem a ingestão de líquidos durante cada uma delas.

A água ou os sucos devem ser ingeridos apenas nos intervalos das refeições, de preferência 30 minutos antes de cada uma delas. Alimentos com açúcar não devem ser ingeridos nessa fase.

O que não comer na dieta pós-bariátrica

Quem realiza uma cirurgia bariátrica ou está praticando a dieta pós-bariátrica deve evitar, nos primeiros três meses, os seguintes alimentos: café, chá mate, chá verde, pimenta, condimentos químicos, mostarda, ketchup, molho inglês, sucos industrializados em pó, refrigerantes, água gaseificada, chocolates, balas, chicletes, doces, frituras e bebidas alcoólicas.

Alguns alimentos, como mousses de chocolates, leites condensados e outros muito calóricos devem ser evitados, sob o risco de que a pessoa volte a engordar, recuperando parte dos quilos perdidos durante a dieta.

Atenção: se você não se submeteu a uma cirurgia bariátrica, essa dieta não é recomendada.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, media: 5,00 de 5)
Loading...