Dieta Pastosa → Cardápio Completo, Dicas e Receitas

11939

A dieta pastosa pode ser utilizada para diversos objetivos, sendo uma forma de alimentação adequada para oferecer vitaminas e minerais para determinadas doenças que não permitem uma rotina tradicional ou até mesmo uma forma de emagrecimento para as pessoas que estão em busca da perda de peso ao minimizar as calorias e facilitar o processo digestivo do organismo somente com alimentos pastosos.

Dietas da dieta pastosa

As dietas que fazem parte da dieta pastosa possuem alguns alimentos que são permitidos para a inclusão no cardápio, sendo realizados por pessoas que desejam emagrecer ou que apresentem determinadas dificuldades para alimentar-se, podendo investir em: mingaus (feitos com amido de milho, aveia ou creme de arroz), purê de batata, purê de cenoura, frutas amassadas, leite e seus derivados, carnes desfiadas (preferencialmente investindo em carnes magras como frango, peixes ou carnes vermelhas com baixo teor de gordura), ovos mexidos, ovos pochê ou ovos amassados (formando uma espécie de purê), gelatina, geleia, mel, pudins e azeite ou óleo de coco para tempero dos alimentos.

Qualquer tipo de alimento que é consumido sólido deve ser evitado na dieta pastosa.

Cardápio da dieta pastosa

Não há um cardápio específico para a dieta pastosa, porém há alguns modelos que podem ser seguidos por quem deseja atingir o emagrecimento por meio deste método, com uma base de alimentos que podem ser incluídos em sua rotina diária de alimentação.

Para o café da manhã da dieta pastosa, há algumas opções que podem ser utilizadas pela pessoa interessada no método de emagrecimento, sendo uma delas o consumo de mingau de aveia ou de uma embalagem de iogurte natural misturado com uma fruta, acompanhado de uma colher de pasta de amendoim. A terceira opção para o café da manhã é um copo de vitamina de abacate.

Já para o lanche da manhã, está permitindo o consumo de uma banana amassada com uma colher de pasta de amendoim ou um copo de suco de frutas natural ou até mesmo uma maçã (natural ou cozida).

O almoço e jantar possuem a mesma base de alimentação, com algumas opções que enquadram-se na dieta pastosa, sendo a primeira delas o consumo de um prato de sopa de carne moída (processada no liquidificador) ou três colheres de purê de batata com um filé de peixe desfiado e cenoura ralada cozida juntamente com um copo de suco de frutas natural. A terceira opção para o mesmo período do dia é o consumo de três colheres de arroz em papa, juntamente com caldo de feijão e um filé de frango desfiado, ingerindo como sobremesa uma porção de gelatina.

O lanche da tarde da dieta pastosa pode ser feito com uma embalagem de iogurte natural juntamente com um ovo cozido amassado ou um copo de vitamina de mamão ou ainda uma porção de cuscuz diluído no leite.

Como fazer a dieta pastosa

A dieta pastosa é uma opção para pessoas com determinadas doenças e dificuldades de alimentar-se, pessoas que passaram por uma cirurgia ou até mesmo para quem deseja minimizar as calorias e facilitar o processo de ingestão de alimentos.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, media: 5,00 de 5)
Loading...