Dieta para quem tem Gastrite e Refluxo → [Funciona]

2310
Dieta para Gastrite
Dieta para Gastrite

A gastrite é uma doença que afeta muitos brasileiros e que podem trazer complicações e incômodos no momento de ingerir determinado tipo de alimento, sendo uma inflamação no estômago que pode atacar dependendo do motivo que a causa, muitas vezes por determinados componentes na alimentação ou até mesmo pelo estresse, necessitando de um cardápio específico para amenizar essas dores e até mesmo evitá-las.

Dietas da dieta para gastrite e refluxo

Há várias dietas da dieta para gastrite que podem ser utilizadas por pessoas que sintam estes desconfortos estomacais, priorizando os alimentos que podem ser ingeridos por estas pessoas e evitando alguns que podem ser causadores das inflamações, podendo observar esta diferença pelo nível de pH contido neles, sendo divididos em alcalinos, que podem ser consumidos, e ácidos, que devem ser consumidos em menores quantidades ou cortados da rotina.

Os alimentos ácidos, que devem ser os evitados em uma dieta para gastrite, englobam todos aqueles que possuem níveis elevados de gordura (assim como queijos amarelos, chocolates, margarina, manteiga, açúcar, carnes com altos níveis de gordura, bebidas alcoólicas, massas muito densas – como pizzas e esfihas – e outros alimentos que são preparados de forma frita), molhos e alimentos com pimenta (tabasco, catchup, mostarda, dentre outros), cafeína em geral, refrigerantes, derivados do leite e alguns tipos de frutas e legumes como cebola, alho e tomate, que podem causar complicações para determinadas pessoas.

Por outro lado, há alguns alimentos que aliviam os incômodos da gastrite e devem estar presentes na alimentação, assim como couve, chia, biomassa de banana verde, geleia real, folhas verdes escuras, hortelã, camomila, alecrim, aloe vera, espinheira santa e alguns outros alimentos consumidos em formato integral.

Cardápio da dieta para gastrite

Não há um cardápio fixo para a dieta da gastrite, porém há algumas opções que podem ser seguidas por pessoas que sofrem com a doença.

O café da manhã da dieta para gastrite pode englobar um copo de suco de couve, juntamente com duas torradas integrais e um punhado de cerejas, assim como também pode ser substituído por um pedaço de melão com uma fatia de pão de forma integral e um pedaço de tofu.

O lanche da manhã pode trazer de opção a ingestão de uma fruta ou um suco de mamão com água ou até mesmo uma embalagem de iogurte desnatado.

O almoço deve ser mais completo, com três colheres de sopa de repolho cozido, um filé de frango grelhado, três colheres de sopa de arroz integral e uma salada de palmito. Outra possibilidade é a ingestão de três colheres de sopa de purê de mandioquinha, juntamente com salada verde e três colheres de ervilha cozida, acompanhada de uma lata de atum light.

O lanche da tarde pode envolver o consumo de uma banana com um copo de água de coco ou uma porção de uvas com duas nuts de sua preferência.

O jantar deve apresentar um modelo mais leve para a dieta da gastrite, consumindo um prato de sopa de abóbora com espinafre ou um filé de peixe grelhado juntamente com uma porção de couve refogada.

Como fazer a dieta para gastrite

A dieta para gastrite deve ser feita evitando alimentos que são causadores das inflamações e incômodos, dando preferência aos alcalinos, além de cultivar a ingestão de muita água, principalmente dentre as crises, permitindo aliviar os sintomas.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, media: 5,00 de 5)
Loading...