Dieta Para Gestante → Perder Peso e Não Engordar na Gravidez

1802

Mulheres grávidas possuem necessidades especiais, principalmente voltadas à alimentação, permitindo que todos os nutrientes e vitaminas sejam transmitidas não somente à elas, mas também ao bebê, criando uma rotina alimentar correta, com as calorias necessárias, para um período de gravidez tranquilo e saudável.

Dietas da dieta para gestante

Há várias dietas que encaixam-se na dieta para gestante, sendo que alguns alimentos são mais indicados, como: ovos, carnes magras, peixes, ervilhas, feijão, grãos, frutas, vegetais e derivados do leite.

Já outros tipos de alimentos devem ser evitados por apresentarem grande quantidade de carboidratos e açúcares que não agregam em qualquer benefício nutricional ou possuem substâncias que causam riscos de doenças, sendo esses: doces, bolos, café, chás, bebidas alcoólicas, bebidas gaseificadas, mariscos, frutos do mar, carnes mal passadas, diferentes tipos de alimentos servidos crus (como salsichas, ovos e qualquer outra preparação que inclua gema crua), sal em excesso e queijo fresco de leite não pasteurizado.

Cardápio da dieta para gestante

Como citado, não há um cardápio certo da dieta para gestante, necessitando incluir e evitar alguns tipos de alimentos, porém podendo variá-los em seu dia-a-dia.

Para o café da manhã, alguns produtos devem estar presentes, assim como laticínios, variando entre uma embalagem de iogurte desnatado ou uma porção de queijo branco. Pães integrais também devem ser inclusos, podendo optar tanto pelo pão francês integral, quanto pelo pão de forma integral. Frutas também devem estar presentes neste período do dia, variando o consumo para obter todas as vitaminas necessárias.

Já o lanche da manhã de uma dieta para gestante deve ser feito com base em frutas, também variando o consumo, normalmente apostando na maçã que proporciona melhor funcionamento do intestino.

O cardápio da dieta para gestante para o almoço deve ser completo, incluindo uma carne magra (frango, patinho, peixe) grelhada, legumes e verduras, uma porção de leguminosas (grão-de-bico ou lentilha) e uma porção de carboidratos (arroz integral, macarrão integral ou batata doce). Já a sobremesa deve ser uma fruta.

O lanche da tarde da dieta para gestante deve ser feita somente com o consumo de uma embalagem de iogurte desnatado, acompanhado de algumas torradas integrais.

O jantar pode ser feito ao consumir um sanduíche natural feito com pão de forma integral (podendo recheá-lo com atum, frango desfiado com ricota ou peito de peru), juntamente com um copo de suco de frutas natural. A segunda opção para este período do dia é o consumo de um prato de sopa de legumes com carne.

Para encerrar o dia, repita o lanche da tarde, podendo incluir, junto às torradas, uma fatia de queijo branco.

Como fazer a dieta para gestante?

A realização da dieta para gestante deve ser feita de forma sem restrições, ainda que dando preferência a alguns tipos de substâncias e alimentos e evitando outros, permitindo que a mulher grávida mantenha a saúde e possa satisfazer seus desejos da mesma forma, com variedades de cardápio.

É importante o consumo de, em média, 3 litros de água diariamente para manter a hidratação.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, media: 5,00 de 5)
Loading...