Dieta Low Carb → Dietas, cardápio e como fazer – Alimentos Permitidos

1512
Dieta low carb

Entrar em forma torna-se uma necessidade de muitas pessoas que estão em busca de uma vida saudável e com estética agradável, com diversas fórmulas e dietas emagrecedoras que permitem auxiliar as pessoas nesta trajetória e que permitem atender aos diferentes gostos e preferências, além de também oferecer resultados diferentes, com possibilidades mais extremas e rápidas ou que sejam menos rígidas e que, com o tempo, pode-se notar os resultados.

A dieta low carb tem popularizado-se por oferecer resultados bastante significativos em pouco tempo, restringindo o consumo de carboidratos diários para que seja possível utilizar a gordura corpórea como fonte de energia para as atividades rotineiras.

Dietas low carb

A dieta low carb não possui especificamente um cronograma rígido que deve ser seguido, sendo uma forma flexível para as pessoas que desejam acostumar-se com uma dieta que agrade seu paladar, somente sendo necessário minimizar a quantidade de carboidratos ingeridos no dia.

Por serem fonte de glicose para o corpo, os carboidratos, ao serem reduzidos em questões de quantidade, podem causar uma diminuição também nos níveis de insulina, liberando glucagon, um hormônio que atua diretamente nos controles de gordura no organismo.

Cardápio da dieta low carb

Não há um cardápio pronto para dieta low carb, podendo montar você mesmo(a) seu próprio cronograma com os alimentos que mais lhe agrada, porém seguindo uma linha de raciocínio e incluindo somente os grupos alimentares que podem ser consumidos.

Os legumes e verduras podem ser inclusos no cardápio da dieta low carb, optando por aqueles que apresentam baixa em carboidratos, assim como pimentão, abobrinha, berinjela, espinafre, pepino, alface, brócolis, couve-flor, acelga, cogumelos, tomate, couve, agrião, chuchu, dentre outros, sem restrição de quantidades.

Frutas de baixo índice glicêmico também podem ser usufruídas na dieta low carb, assim como: kiwi, maçã, ameixa, melão, abacate, morango, pêssego, coco e nectarina.

Proteínas também devem estar presentes na dieta low carb, apostando nas carnes magras e outras fontes proteícas, assim como: carne de boi (patinho, filé mignon, alcatra), ovo, carne de peixe, carne de ave e alguns queijos magros (ricota, cottage, branco).

Algumas outras possibilidades para incluir em sua alimentação low carb, principalmente nos lanches da manhã e tarde, são águas, chás e cafés sem adição de açúcar, refrigerantes zero açúcar e sucos naturais das mesmas frutas citadas acima, além de castanhas, nozes e amêndoas com moderação, tal como iogurtes com baixa em carboidratos, leite de soja, gelatina zero, presunto e peito de peru, por exemplo.

Os alimentos que não podem estar presentes no cardápio da dieta low carb são: beterraba, batata, mandioca, milho, ervilha, feijões, uva, melancia, mamão, abacaxi, banana, laranja, mexerica e limão, além de carnes gordurosas como as de porco.

Como fazer dieta low carb

Para fazer dieta low carb deve-se ter determinação e controlar o consumo de carboidratos, sempre atentando-se às tabelas nutricionais, estabelecendo um limite de 7g para as refeições, não necessariamente cortando qualquer fonte de carboidrato, mas reduzindo o consumo diário para 20g até no máximo 100g.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, media: 5,00 de 5)
Loading...