Dieta Dash → Cardápio, Benefícios e Como Fazer

1833
Dieta Dash
Dieta Dash

Os padrões de beleza brasileiros demonstram corpos malhados em diversas mídias, fazendo com que esta estética torne-se referência para muitas pessoas que desejam atingir o corpo dos sonhos, com diversas dietas que podem auxiliar neste processo para perder alguns quilos na balança e entrar em forma, com destaque à dieta dash que surge com força total por seus resultados eficazes que têm demonstrado à quem aposta neste método de emagrecimento.

Dietas da dieta dash

O intuito das dietas que fazem parte da dieta dash é minimizar o sódio que é consumido, ou seja, reduzir principalmente o sal na preparação dos alimentos e eliminar as opções do cardápio que apresentam altas concentrações de sódio e podem comprometer diretamente no processo de emagrecimento, tanto pela retenção de líquido causada no organismo, quanto pelo inchaço que uma pessoa pode sentir ao consumir altos níveis de sal por dia.

Há alguns alimentos que são liberados em determinadas porções para consumo diário ou semanal, sendo que, por dia, é possível incluir nas dietas da dieta dash alimentos como vegetais (4 a 5 porções), grãos e cereais integrais (6 a 8 porções), frutas (4 a 5 unidades), derivados do queijo com pouca gordura (2 a 3 porções) e carnes magras (até 6 porções). Já na semana, é permitido o consumo de nuts (4 a 5 porções), óleos – óleo de coco, azeite, óleo de canola – (2 a 3 porções), carne vermelha (até 2 porções), doces (até 5 porções).

As porções indicadas são medidas com uma xícara de chá ou 100g, exceto para óleos que a porção é de uma colher de sopa e doces que é aplicado para 50g.

Cardápio da dieta dash

O cardápio da dieta dash é bastante variado, sendo o principal intuito a diminuição da ingestão de sódio, sem abaixar tanto o número de calorias que é consumida, com uma base de plano alimentar de 1.500 diárias, visando minimizar a ingestão de sal.

O café da manhã possui duas opções para os interessados, podendo consumir uma banana juntamente com meia xícara de chá e uma colher de sopa de canela para polvilhar ou variar para uma fatia de pão de forma juntamente com uma xícara de leite desnatado com café.

O lanche da manhã pode conter uma porção de nuts, enquanto o almoço deve ser mais completo, combinando um proteína magra como o frango, atum ou carne vermelha magra, juntamente com uma xícara de espaguete integral ou duas colheres de arroz integral, utilizando molho de tomate. Há a possibilidade de inserção de salada à vontade, temperando-a com um fio de azeite.

O lanche da tarde pode ser composto por frutas com alto ou médio índice glicêmico, como maçã, pêra ou goiaba, ou uma porção de frutas secas, como uva passa, blueberry e damasco.

O jantar pode repetir o mesmo intuito do almoço, além de substituí-lo por um lanche mais saudável composto de duas fatias de pão de forma integral com meia xícara de cogumelos refogados com apenas uma pitada de sal, além de queijo branco light, utilizando duas fatias, e uma colher de sopa de cenoura em pedaços marinada com limão.

Como fazer a dieta dash

A dieta dash terá muita efetividade caso a pessoa, além do cardápio descrito acima e dos alimentos permitidos ou proibidos na dieta, também cultivar o hábito de ingerir água, com o consumo médio de 3 litros diários, visando a boa hidratação e desinchaço do corpo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, media: 5,00 de 5)
Loading...